Banner
Corpo Bombeiros

Mensagem do Comandante

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Caríssimos Bombeiros, Sócios e Visitantes!


Recordo com emoção, o momento em que tomei posse no cargo de Comandante no dia 18 de dezembro de 2011, tendo esse dia sido um marco importante na minha vida pessoal, e na vida da Associação, pois nesse dia seria nomeado o quinto Comandante da sua história. Ser nomeado Comandante do Corpo de Bombeiros é por si só um enorme desafio, com responsabilidade acrescida por suceder a Comandantes como Manuel Pires Rico, Jorge Gouveia, Manuel João Faísca e João Meira da Silva.

Relembro que a nossa Associação, é a mais antiga do concelho ao serviço da comunidade, fundada a 27 de agosto de 1927, estando na sua origem um violento incêndio urbano, que eclodiu numa fábrica de cortiça do concelho, motivo que levou Manuel Pires Rico a desafiar um grupo de são-brasenses a criar um Corpo de Bombeiros, ideia que foi apoiada por várias gerações de homens e mulheres que com altruísmo, coragem, abnegação e espírito de missão, souberam ao longo dos anos, elevar o nome dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Atualmente dispomos de um quartel sede e de um parque de veículos operacionais que têm vindo a ser renovados e adaptados à nossa realidade, com o empenho das várias equipas de Direção da Associação. No respeitante ao capital humano, continuamos a apostar na formação e qualificação dos nossos Bombeiros, com o objetivo de reforçar o espírito de corpo, e de melhorar a nossa resposta operacional, na defesa de vidas, do património e do ambiente.

Aos homens e mulheres que ao longo destes anos têm contribuído, direta ou indiretamente, de forma dedicada, desinteressada e solidária, e souberam dignificar e honrar a Associação e o seu Corpo de Bombeiros em todas as missões que lhes foram confiadas, prescindindo das suas horas de descanso e da presença dos seus familiares, para todos eles o meu sincero respeito e gratidão.



O Comandante


Vítor Martins