Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel
"Na qualidade de Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, cargo que assumimos no passado dia 6 de janeiro, em conjunto com os demais membros dos órgãos sociais, dirijo aos sócios, aos bombeiros, aos dirigentes e a si, o nosso agradecimento pela vossa confiança.
Presidir a esta instituição, com uma história de 90 Anos e fundada nos nobres sentimentos de ajuda ao próximo, só fará sentido de for como uma missão partilhada e sentida por todos os cidadãos e com todos os são-brasenses, em particular.
Uma MISSÃO voluntária, exigente e quase permanente, em que o Corpo de Bombeiros assume o papel fundamental na capacidade, competência, disponibilidade e entrega, que se manifestam na procura da melhor resposta ao socorro e à defesa de pessoas e bens, para São Brás, no Algarve ou em qualquer zona do país, se assim for necessário.
É para mim uma experiência pessoal que, creio, será mais rica a cada dia! Mas sobretudo será uma honra servir, com todos os nossos Bombeiros, Serviço Administrativo e afins, Direção, Conselho Fiscal, Assembleia Geral e Sócios, uma Instituição merecedora de todo o apoio, reconhecimento e carinho e nesse contexto servir também São Brás de Alportel, um Município que significa muito para todos nós.
E indiscutivelmente é fundamental a confiança já manifestada no Comando, nas pessoas do Comandante Vítor Martins e do 2º. Comandante Salvador Gonçalves, e em quem diariamente assume os seus compromissos com esta Casa e com o Socorro.
Um Corpo de Bombeiros com um diminuto quadro de assalariados e muito, muito trabalho Voluntário para um número diário de serviços para os quais se deseja dispor dos necessários meios e recursos operacionais.
Pelo que, procuraremos ao longo deste mandato de três anos e na expetativa de um possível novo quadro legislativo de profissionalização para os bombeiros, exercer o nosso melhor e com toda a equipa dar continuidade ao projeto até aqui “construído” e com abertura a novas etapas.
E acima de tudo, exercer a nossa função em nome da afirmação e do reconhecimento devido aos Homens que abraçam a cada dia a nobre missão de salvar vidas.
Para que, na palavra Bombeiro, não oiçamos apenas, coragem, bondade e entrega mas também competências, responsabilidades, carreira e dignidade.
Esta Casa está ao serviço de todos e todos deseja acolher.
Bem haja,
Custódia Reis"
Maria Custódia Brás dos Reis
Acácio José Madeira Martins
Flávio José da Silva Dias Martins
Drª Nidia de São José Amaro
Miguel da Silva Borralho
Armando Ventura
José Nunes de Oliveira e Sousa
António Augusto Moita dos Santos
António José Pires Bica